sexta-feira, 25 de abril de 2014

HEMATOMA SUBCORIÔNICO (OU RETROCORIÔNICO) NO INÍCIO DA GRAVIDEZ - PORQUE OS MÉDICOS ERRAM TANTO?



Link para o vídeo no youtube sobre o tema: 
https://youtu.be/9tF1JO2vLc8


Quando vim morar em Brasília há sete anos atrás e comecei fazer ultrassonografia em serviços de emergência da cidade, percebi como o erro diagnóstico de hematoma retrocoriônico era comum e ocorria devido a insegurança ou pressa por parte do médico que fazia a ultrassonografia! O hematoma retrocoriônico também é chamado de descolamento retrocoriônico ou descolamento ovular, sendo que alguns até chamam de descolamento de placenta, o que é errado, já que essa condição ocorre antes das 11 semanas de gestação e a placenta só está totalmente formada após esse período!

Ao constatar que a maioria dos diagnósticos de hematoma retrocoriônico  estavam errados, tive a ideia de criar um blog e falar sobre o assunto! Após receber retornos positivos de gestantes do Brasil inteiro em relação ao artigo, percebi que esse erro não era comum só aqui, mas acontecia com muita frequência em todos os lugares do país, principalmente em serviços de emergência! Porém, o que leva ao erro não é simplesmente o fato de o exame ser feito por um medico pouco experiente, mas sobretudo o fato da medicina hoje ser muito defensiva (evitar processos judiciais) induzindo ao médico, diante de qualquer mínima dúvida, sempre considerar o exame como alterado... Sem falar que é muito mais fácil ser questionado diante de um diagnostico não dado (falso-negativo), do que de um diagnóstico dado ainda que errado (falso-positivo)!
O erro de diagnóstico associado ao hematoma retrocoriônico acontece basicamente porque existem duas situações bastante comuns e perfeitamente normais no início de uma gravidez, mas que podem ser facilmente confundidas com hematomas retrocoriônicos: os lagos venosos e as áreas não preenchidas da cavidade endometrial!

Se a gestação é muito inicial (menos de 6 semanas) e não ocorreu  sangramento, desconfie de um diagnóstico de hematoma! Nesses casos, quase sempre está errado... O erro ocorre pela frequente presença de áreas não preenchidas na cavidade endometrial em gestações muito iniciais... Tanto no casos dos lagos venosos, como nessas áreas que acabei de citar, não há nenhum tipo de risco adicional ao bebê, mas quando são confundidas com hematomas, os prejuízos à saúde da mãe podem ser muitos, pois a maioria dos médicos ainda prescreve progesterona e repouso aos seus pacientes! Quando eu digo: “ainda prescrevem”, é porque já existem evidências científicas atuais que indicam não haver benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê com o uso de progesterona e repouso, mesmo quando o hematoma é realmente verdadeiro, imaginem quando ele é falso!

A conduta mais correta a se tomar, mesmo que o hematoma seja verdadeiro, é apenas acompanhar a evolução da gestação, repetindo o exame após uma ou duas semanas! É sempre importante lembrar que quando o hematoma é verdadeiro, sempre ocorre sangramento em algum momento, portanto, uma gestante que não tenha nenhum tipo de sangramento, certamente nunca teve hematoma retrocoriônico (ou seja, é um provável diagnóstico falso-positivo)!

Dúvidas serão respondidas com o maior prazer, mas apenas através do meu site pessoal:

www.medicinaracional.com.br
na seção: DOUTOR VERDADE - TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE MEDICINA.


Quero ressaltar que não responderei dúvidas postadas aqui no blog!

Se você gostou desse artigo, saiba que falsos hematomas retrocoriônicos não são os únicos problemas da medicina privada no Brasil na atualidade e, nem de longe, são os maiores! Com o intuito de ajudar e alertar as pessoas, publiquei recentemente a segunda edição do meu livro:


Se você for assinante do kindle unlimited, ele sai totalmente de graça, caso contrário, está sendo vendido pelo mesmo valor da edição antiga (R$ 24,99)! Meu objetivo não é lucrar (sobrevivo do meu salário de médico), mas sim, alertar e ajudar!

São 50 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, que certamente se interessarão e colherão bons frutos dos ensinamentos deste pequeno livro! Fique à vontade para ler e divulgar, se achar o conteúdo interessante!

Segue o link para o site da amazon:


Ou, se preferir, pode copiar o colar o endereço abaixo no seu navegador:

https://www.amazon.com.br/dp/B01N3OOKEH

Um forte abraço a todos e muito obrigado!

Renato Paula da Silva

Bibliografia:
- Wahabi HA, Abed Althagafi NF, Elawad M. Progestogen for treating threatened miscarriage. Cochrane Database Syst Rev. 2007;(3):CD005943.
- Aleman A, Althabe F, Belizán J, Bergel E. Bed rest during pregnancy for preventing miscarriage. Cochrane Database Syst Rev. 2005;18(2):CD003576.
- Bennett G et al. Radiology 1996;200:803-6
- Kurjak AJ et al. Matern Fetal Med 1996;5:41-4
- Makikallio K et al. Ultrasound Obstet Gynecol 2001;18:352-6
- Pedersen J F. Acta Obstet Gynecol Scand 1995;74:30-2
- Pedersen J F et al. AJR Am J Roentgenol 1990;154:535-7
- Nagy S. Obstet Gynecol 2003;102:94-100
- Goldstein P et al. Br J Obstet Gynaecol 1989;96:265-74

47 comentários:

  1. Parabéns por estares compartilhando esta informação. São muitas as gestantes que ficam confusas e são mal orientadas a este respeito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Explicação maravilhosa. O meu caso foi diagnosticado ontem pois tive um grande sangramento. Estou rezando para que não perca o bebezinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,estou com o mesmo problema,estou assustada e não sei o q pode vir

      Excluir
  3. Olá, parabéns pelo site. Minha esposa teve um pequeno sangramento (borra de café) ainda o mantém diariamente dia não desde a 6 semana. Foi diagnosticada com hematoma subcorionico (10%). Está com 8 semanas. Li estudos científicos sobre o uso de duphaston reduzindo a taxa de aborto. Qual a sua opinião? http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/17943544 e http://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/22794306/?i=6&from=/17943544/related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei que é bem tarde para uma resposta, mas serve até para outras pessoas:
      Esses estudos que vc mostrou não levam em conta a causa da ameaça de aborto. O Duphaston é útil apenas nos casos de insuficiência lútea, e não em casos de hematoma coriônico!!

      Excluir
  4. Estou com 14 semanas de gestação e tive um sgto borra de cafe depois de uma forte gripe, fui diagnosticada com hematona retrocorionico e estou de repouso relativo. No exame diz que é uma fina lamina de 2,6 x 0,5 cm, estou em panico...corro risco será??

    ResponderExcluir
  5. Bom Glaucia, para estar correndo risco de perder a gravidez, basta estar grávida!
    A grande questão é se repouso ou alguma medicação podem ajudar a evitar um desfecho ruim, e o fato é que não podem, isso já está bem comprovado pela ciência em casos de hematoma coriônico (algumas medicações podem ajudar em outras situações, mas não nesta).
    Sendo assim, o melhor para sua gravidez é simplesmente esquecer a situação!!
    Abç, Dr. Renato.

    ResponderExcluir
  6. Estou com 11 semanas de gestação, e na 9 semana tive um sangramento escuro que durou5 dias mas parou. Agora deste a 10 semana estou com sangramento vivo intenso,com coágulos. Fiz ultra e o bb estava bem, mas apareceu um hematoma sub coriônico. Estou em repouso tem 1 semana,usando evocanil 800 mg dia, mas este sangramento não tá parando . O que o sr acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A presença de sangramento pode indicar mais cautela no seu caso, mas nem o repouso, nem o medicamento (evocanil) estão fazendo qualquer diferença em relação ao risco de aborto, conforme eu descrevo no artigo!
      Se precisar maiores orientações, pode me contactar pelo e-mail: doc.renato.silva@gmail.com.

      Excluir
  7. Oi. Estou de 6 semanas e foi hoje diagnosticado o hematoma. Vou fazer acunpultura para ajudar. Acha que pode fazer pior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A acupuntura não possui nenhuma base científica para o seu caso em questão! Se quiser tirar mais dúvidas pode me contactar também pelo e-mail:
      doc.renato.slva@gmail.com

      Excluir
  8. Boa noite, Dr! Parabéns pelo blog e obrigada pelas informações! Fiz tratamento de FIV, devido ter as trompas obstruídas e estou com 7 semanas de gestação e fui diagnostica com "deslocamento" na minha primeira usg há 3 dias, só tive um sangramento vermelho vivo e muito rápido (logo após relação) com 11 dias após a transferência do embrião e nunca mais tive sangramento. Mostrei o resultado da minha usg para minha obstetra que pediu repouso absoluto e dobrar o uso do evocanil de 200mg, que já usava 3x ao dia desde o dia da transferência do embrião! Poderia indicar um médico e local para realizar usg no Rio de Janeiro e ter um diagnóstico preciso em relação a esta situação!

    ResponderExcluir
  9. Dr. Posso enviar o laudo da minha usg, para sua avaliação? Desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  10. Fui diagnosticada com descolamento de placenta estando com 8 semanas de gestação e não tive qualquer tipo de sangramento. O médico decretou repouso absoluto e o uso da progesterona. Minha preocupação é justamente com o uso de hormônio que alguns dizem causar maior chance de trombose ainda mais com o repouso. O que vejo é que alguns médicos indicam tais práticas pois no caso de ocorrer um aborto a gestante não se sentir culpada em não ter feito nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seu caso é o mesmo meu, estou d repouso e li bastante sobre e vi q dizem o mesmo o repouso é só para a gestante sentir q está fazendo algo.
      Estou bem assustada como foi sua gestação? Obg

      Excluir
  11. Fiz minha primeira ecografia e pensava estar com nove semanas,mais pelo tamanho do embrião a médica dise que eu estaria com 5 semanas,e que não havia batimentos cardiacos ainda.É que eu tinha um hematoma.Mais eu não sangrei,só tô sentindo cólicas.
    E o médico me receitou horminio(progesterona),abstinência de sexos e repouso.E tbm pra repetir o exame ecografico pra saber se o embrião está se desenvolvendo.
    Estou muito preocupada mais já entreguei nas mãos de Deus.E lendo esse artigo estou mais tranquila.

    ResponderExcluir
  12. Fiz minha primeira ecografia e pensava estar com nove semanas,mais pelo tamanho do embrião a médica dise que eu estaria com 5 semanas,e que não havia batimentos cardiacos ainda.É que eu tinha um hematoma.Mais eu não sangrei,só tô sentindo cólicas.
    E o médico me receitou horminio(progesterona),abstinência de sexos e repouso.E tbm pra repetir o exame ecografico pra saber se o embrião está se desenvolvendo.
    Estou muito preocupada mais já entreguei nas mãos de Deus.E lendo esse artigo estou mais tranquila.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, semana passada descobri minha gravidez, justamente porque estava com sangramento há uns 6 dias, a ultra constatou descolamento do saco gestacional, dimensão de 0,8x,0,3x0,7 cm. Estou de repouso e há 3 dias usando o evocanil, mas seja o que Deus quiser, na sexta é pra eu repetir a ultra, pq com 5 semanas não apareceu embrião.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, semana passada descobri minha gravidez, justamente porque estava com sangramento há uns 6 dias, a ultra constatou descolamento do saco gestacional, dimensão de 0,8x,0,3x0,7 cm. Estou de repouso e há 3 dias usando o evocanil, mas seja o que Deus quiser, na sexta é pra eu repetir a ultra, pq com 5 semanas não apareceu embrião.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a 3 dias tive sangramento, o primeiro foi um pouquinho notei apenas quando me limpava depois de um xixi, o segundo já foi mais intenso um jacto muito maior por ai umas 3 colheres de sopa, o terceiro foi menor que o segundo e maior que o primeiro. Fui ao medico e ele disse que tenho o tal hematoma e bem grande 14cm, maior até que meu bebé. Indicou-me Duphaston duas vezes ao dia e recomendou repouso absoluto. O repouso não posso ter pois estou numa fase que não posso sair assim então estou a passar o trabalho pois meu colega de área é novo. Meu trabalho é leve fico quase o tempo todo sentada, ando de elevador, gostaria de saber se no caso de ser mesmo o hematoma, que risco eu corro por não estar de repouso absoluto? ainda não consultei outra opinião.

    ResponderExcluir
  16. Olha eu gostei muito dessa publicação e estou muito em dúvida. Estou com quase 7 semanas foi detectando um ematoma com 5 semanas eu repeti o ex... o médico disse que teve um aumento estou preocupada porém eu não tive se quer vestígios de sangramento... vou procurar fazer outro em uma Dra. Que fiz em outras gestações. Apesar do medo agora sinto um alívio e mais esperança. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Janaina! Confie em Deus, tudo dará certo! Hoje estou com 17 semanas, meu bebê está se desenvolvendo bem, em todas as minhas usg apareceram essa área que eles chamam de "descolamento", não tive sangramento e a gravidez está evoluindo muito bem!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Dia 6/12/16 fui diagnosticada com um hematoma q mede 0,9 x 0,8 . E não tive sangramento. Eles podem ter errado no diagnóstico? Essa semana vou pedir uma segunda opinião. Porém sinto bastante cólica no abdômen. Estou bastante assustada .

    ResponderExcluir
  19. Olá Boa noite. Achei bastante interessante o texto. Eu tive o diagnóstico ontem desse descolamento. O médico indicou repouso e a progesterona. Sou instrutora de musculação e vou andando para o trabalho. Então não tenho como ter repouso absoluto. Outra coisa. Eu não tive nenhum sangramento. Só algumas cólicas. E uma outra coisa. Eu tinha mioma de 2.0 cm x 1.5 cm. Descobri em novembro. E na ultrassom não apareceu esse mioma intramural. E sim esse descolamento de 1.4 cm x 3.8cm x 3.8 cm. Será que esse descolamento é na verdade mioma? Me ajude porque estou bastante preocupada. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela gravidez! Que seu bebê chegue com muita saúde! Eu também passei pelo mesmo problema, fui diagnostica com "descolamento" com 6 semanas de gestação, não tive cólicas, nem sangramento, minha obstetra rcecomendou progesterona e repouso, com 16 semanas desapareceu o "descolamento". Hoje estou com 25 semanas, minha gestação está sendo maravilhosa e o segredo está em confiar em Deus! Vai dar tudo certo!

      Excluir
  20. Minha esposa está com 9 semanas e 2 dias,na primeira ecografia foi constatado um hematoma,na segunda foi diagnosticado um discreto aumento do mesmo.Levamos a médica e ela deu a seguinte orientação,repouso absoluto por 45 dias,utrogestam de 200mg de 12/12h e depois passou para 8/8h, o que estranhamos foi que no primeiro momento ela deixou claro que era repouso absoluto, na segunda nos orientou atividades cotidianas leves de casa.Uma observação sobre todo esse processo de gravidez é que minha esposa não teve sangramento nenhum.Mesmo sem os exames,pela sua experiencia pode ser constatado um hematoma?quais são suas orientações no nosso caso?
    Desde já agradecemos

    ResponderExcluir
  21. Oi Dr.
    Estou com esse um Hematoma, estou com 5 semanas. Não tive sagramento. Quais as orientações que vc recomenda?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. No meu primeiro ultrassom com 8 semanas fui diagnosticada com hematoma subcorionico.
    1 semana de repouso absoluto, ultragestan de 12h em 12h, como havia reclamado de cólica antes do ultra ele já havia receitado Buscopan simples de 8h em 8h.
    Não tenho sangramento,mas se fico sem o Buscopan sinto cólicas.
    Na próxima semana qdo estarei com 10 semanas farei outro ultra, o médico informou q tem q estar estável ou diminuído.
    Fiquei em dúvida pois no seu relato, se não tem sangramento não tem hematoma. O que será então a mancha q aparece?

    ResponderExcluir
  24. Olá estou de 5 semanas fiz uma us e fui deagnisticada com hematoma subcorionico o médico prescreveu Ultragestan e repouso absoluto. Não tive sangramento só um pequeno corrimento rosado e muita cólicas para cólicas estou tomando o Buscopan duo.Fiquei em dúvida pois no seu relato, se não tem sangramento não tem hematoma.Oque pode ser então?

    ResponderExcluir
  25. Meu caso é bem parecido om o da Regiane, porem não tive nenhum tipo de sangramento e cólicas muito poucas e as vezes nem isso. Estou de 7 semanas e 5 dias e ontem o médico me diagnosticou com um pequeno hematoma subcorionico de 1cm. Gostaria de fazer uma ultrassonografia com o sr.

    ResponderExcluir
  26. Estou bem triste e confusa.
    Após um sangramento, tive o diagnóstico de hematoma subcorionico.
    Estou com 8 semanas de gestação gemelar.
    A médica pediu Repouso e uso do Evocanil 200 .
    Ainda sangro pouco
    Na usg os bbs parecem bem e com o coração batendo . Um com o batimento de 230bpm no último exame. ( Achei estranho)
    Tem alguma opinião?

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Parabéns pelo artigo!
    Ontem fiz a 1 ecografia . Estou com 6 semanas e 3 dias. Foi detectado um hematoma retrocorionico de 6mm
    Porém ,NÃO TIVE SANGRAMENTO e NEM CÓLICAS.
    Á médica me receitou a progesterona de 200mg 1x ao dia e repouso absoluto.
    Por favor, me ajude, doutor . Sou de Brasília, Águas Claras
    Fiz a ecografia em uma clínica conceituada e com um ginecologista de gestação de alto risco

    ResponderExcluir
  28. Fui diagnosticada com um hematoma,porém não tenho sangramento e nem dor .Estou de repouso tomando remédio e aguardando para próxima ultrassom...

    ResponderExcluir
  29. qual o seu crm?? só por curiosidade?

    ResponderExcluir
  30. Olá. Bom dia. Tive um diagnostico de hematoma faz uns 10 dias. Refiz a ultrassom com 8 dias e o medico disse que não tive hematoma e sim fusão imcompleta. Eu devo me preocupar? Nunca ouvi falar nisso.

    ResponderExcluir
  31. Perfeito! Fiz eco com 5/6 semanas e diagnosticaram "hematoma subcorionico" e "provável gestação interrompida" devido ao "hematoma"...porém com 8 semana fiz eco em outro médico que disse não poder confirmar o tal hematoma, que o espaço mais escuro dentro do saco gestacional não poderia ser isso e que provavelmente sumiria no decorrer da gestação, e ontem com 12 semana fiz eco morfológica, nem sinal de "hematoma", e bebê com desenvolvimento perfeito! Fiquei super feliz, mas o primeiro diagnóstico me assustou muito..graças a Deus estava errado!

    ResponderExcluir
  32. Fui diagnosticada com hematoma subcorionico, porém n tive sangramento algum! Me deram 30 dias de repouso + uso do ultrogestan toda noite. C 8 dias o "hematoma" diminuiu cerca de 70%. Estou trancafiada em ksa pq aqui tem escada e a médica me proibiu de descer. Questionei sobre atividade física quando eu estiver "curada", ela de pronto disse que NÃO VOU PODER FAZER, mesmo depois do hematoma absorvido. Como assim? Isso não seria ruim para minha gestação? Ficar os 9 meses paradona, já q sempre fui muito ativa e sempre pratiquei atividade física de alto impacto.

    ResponderExcluir
  33. Oi Rayssa,

    Sua história é no mínimo estranha, pois um hematoma não diminui, ele vai sendo absorvido lentamente ao longo do tempo… Se não houve sangramento, mais estranho ainda, indicando um provável diagnóstico errado em seu caso (a grande maioria é)!

    Sobre atividade física, ela é importantíssima sim, pois ficar em repouso eleva o risco de trombose venosa profunda e, pior, eleva muito o risco de diabetes gestacional, doença que hoje é a principal causa de óbito fetal no final da gravidez…

    Acredito que sua médica não esteja muito atualizada do ponto de vista científico, pois os profissionais mais atualizados sabem que repouso não serve para nada (existem trabalhos publicados há mais de dez anos sobre isso)! Se sua médica não sabe disso, a fonte de informações dela está desatualizada em pelo menos 20 anos…

    Se precisar conversar mais, estou à sua disposição, mas peço que faça contato pelo site, pois não costumo responder aqui no blog...

    Abraços, Renato.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde!!!
    Dia 8/3 fiz o primeiro ultra de emergência, e fui diagnosticada com.um hematoma subconionico,me deu atestado de 5 dias, queria dar de um, porém como tem muitas escadas na escolas, me deu 5 dias e indicou repouso absoluto.Porém esse ps na era ginecológico.
    Fui na minha g.o no.ouyro dia 9/3 que me deu atestado de 30 dias e disse que não sabia quando poderia voltar a trabalhar, tive alguns problemas com o atestado e ela não quis trocar e disse para me internar, sem explicar nada.
    Fui ontem o servidor estadual e a g.o me deu 10 dias, disse que posso dirigir, e que se passar da 8 semana, tudo certo, comentou que o hematoma é grande, 30%.
    Amanhã consegui agendar um ultra e espero que ele tenha sido absorvido.
    Dr.acredita que este também seja um diagnóstico incorreto? Não tive sangramento algum, apenas uma dor do lado esquerdo da barriga, próximo ao umbigo, porém no ultra o médico disse que meu útero é mais para a esquerda.
    Aguardo o seu parecer sobre a situação, grata.
    Priscilla.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Estou com 14 semanas e um hematoma retrocorionico perto do colo, cerca de 1/4 do tamanho da bolsa, placenta alta. Mas venho sangrando tem 2 semanas, primeiro vermelho vivo e agora está mais escuro. O sangue vai e volta dependendo da atividade que faço vem em grande qtd. Sinto q qdo faço mais repouso estanca um pouco. Preciso fazer uma cerclagem semana que vem. O sangue é impedimento ou só no dia da cerclagem que não pode estar sangrando? Ele vai ter como sair depois? Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Tive um sangramento, a 9 dias e fui diagnosticada com hematoma retrocorionico, e a 7 dias estou fazendo tratamento com progesterona, depois de ler o artigo estou na dúvida se devo continuar.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite tive um sangramento morron que começou dia 30/08 na sexta-feira no sábado piorou e fui pra maternidade mandaram fazer uma ultrassom, fiz na segunda feira, estou com, 6 semanas e 7 hoje, na ultrassom falaram que eu estáva com grávidez anembrionada, e hematoma no carion frondoso e liso e deslocamento total do saco gestacional medindo 42×17 mm de diâmetro, o médico que faz a ultrassom disse que eu vou sofrer um aborto, aí levei o resultado na maternidade falaram que o colo do meu útero estáva fechado e que daqui 15 dias era pra fazer a ultrassom que eu veria o feto morto, estou desesperada com isso ninguém não me deu mais informações

    ResponderExcluir
  38. Fiz minha primeira ultra na semana passada e o médico disse que estou com 8 semanas pelo tamanho do embrião, mas constatou um descolamento ovular. Sendo que eu não tive nenhum sangramento. Me colocou de repouso e fazendo uso de progesterona. Já começo a desconfiar se o diagnóstico está correto. Vou retornar na próxima semana para uma nova ultra.

    ResponderExcluir

EXCESSO DE TOMOGRAFIAS

Tomografia de abdome total é um exame necessário ou um negócio lucrativo  nas emergências dos grandes hospitais privados do Brasil? ...

MAIS VISITADAS