sábado, 10 de maio de 2014

OS RISCOS DO EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA (OU ECOGRAFIA), SAIBA COMO SE PREVENIR ! (A MÁFIA DOS EXAMES)

Os exames de ultrassonografia ou ecografia, como também são chamados, representam hoje o exame complementar mais solicitado e realizado pela população geral, chegando, na maioria das vezes a ocupar o papel que seria do próprio médico!

Na maioria das vezes que são solicitados, o próprio paciente é que faz essa solicitação ao médico clínico ou especialista e ele, mostrando sua incompetência e falta de profissionalismo, simplesmente escreve a solicitação, carimba e assina! O paciente sai satisfeito do consultório, sem ter ideia do grande risco que está impondo à sua saúde!

Todos os anos, milhares de pessoas são vítimas de cirurgias desnecessárias (como retirada de nódulos de mama que não existem, cistos de ovário que não existem, gravidez na trompa que na verdade não é...) e tratamentos desnecessários (tratamento de áreas de descolamento de placenta quer simplesmente não existem, tratamento de cálculos renais imaginários, tratamento de bursites e tendinites que na verdade são problemas de coluna, entre outros...).

Tudo isso ocorre por um motivo simples: aparelhos de ecografia modernos e de última geração, operados por profissionais sem preparo e experiência adequados! O resultado final é uma incidência assustadora de exames FALSO POSITIVOS!

Como eu já havia dito antes, falso positivo é um erro aceitável e inerente a qualquer exame de ecografia, e é isso que protege esses maus profissionais das garras da lei! Nenhum paciente questiona seu médico quando ele encontra uma doença em seu exame, por mais pouco provável que seja a possibilidade do paciente ter realmente essa doença! Por outro lado, se o paciente acha que está com alguma doença e o médico diz que o exame é normal, ele logo duvida desse diagnóstico! Esse tipo de comportamento do paciente, aliado ao pouco tempo para fazer o exame e a falta de preparo do médico são os principais responsáveis pelos assustadores erros médicos que vêm acontecendo na atualidade!

Esse falta de preparo, na realidade é reflexo da crescente demanda por exames de ecografia, recrutando, às vezes, profissionais de outras áreas que não tiveram êxito nestas e decidem fazer um curso de um mês e começar a atuar com ecografia (ou ultrassonografia, mesma coisa). Por outro lado, os profissionais que deveriam saber fazer esse tipo de exame, os radiologistas, não gostam e não fazem questão de aprender, e o motivo é muito simples: quando um estudante de medicina decide fazer radiologia, geralmente é porque ele não gosta de lidar diretamente com pacientes, e seu enfoque é todo nos exames de ressonância magnética e tomografia, que são mais caros e não exigem lidar diretamente com pacientes. Além disso tudo, mesmo os bons profissionais, devido à baixa remuneração da ecografia, costumam lotar suas agendar para aumentar os ganhos e fazem exames de "qualquer jeito", numa velocidade que impede uma avaliação criteriosa e adequada do órgão ou estrutura examinada!

Não bastasse isso tudo, a certeza que, diante de um diagnóstico positivo para determinada doença, o médico nunca será questionado, nem pelo seu paciente, nem pelo médico que pediu o exame, a palavra de ordem é: 

"- VAMOS INVENTAR DOENÇA, QUE TODO MUNDO FICA FELIZ!".

Assim, lucram os médicos, os laboratórios, as clínicas, os hospitais, enquanto os pacientes perdem sua saúde!! 

Se você gostou desse artigo, saiba que os exames de ultrassonografia mal indicados não são os únicos problemas da medicina privada  no Brasil na atualidade e, nem de longe, são os maiores! Cansado de se calar em vista de tantas irregularidades e com o intuito de alertar às pessoas e ajuda-las a se defender, publiquei recentemente (06/11/2016) o meu mais novo livro: 


Se você for assinante do kindleunlimited, ele sai totalmente de graça, caso contrário, está sendo vendido a um custo bem baixo (R$ 24,99), haja vista a riqueza de informações de seu conteúdo, pois o meu objetivo não é lucrar (sobrevivo do meu salário de médico), mas sim, alertar e ajudar!

São 50 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, que certamente se interessarão e colherão bons frutos dos ensinamentos deste pequeno livro digital! Fique à vontade para ler e divulgar!


Segue o link para o site da amazon:


Ou, se preferir, pode copiar o colar o endereço abaixo no seu navegador:

https://www.amazon.com.br/dp/B01N3OOKEH

Muito obrigado a todos!


Renato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXCESSO DE TOMOGRAFIAS

Tomografia de abdome total é um exame necessário ou um negócio lucrativo  nas emergências dos grandes hospitais privados do Brasil? ...

MAIS VISITADAS