sábado, 26 de julho de 2014

POR QUE OS PLANOS DE SAÚDE ESTÃO TÃO CAROS ?

Todos nós sabemos que os planos de saúde no Brasil não só estão entre os mais caros, como são os piores do mundo desenvolvido, porém o que ninguém sabe é o motivo disso tudo!

Numa visão mais romântica e ingênua, podemos inferir que o grande aumento dos preços pagos pelos planos de saúde nos últimos 20-30 anos estão relacionados ao aumento dos gastos dependentes do avanço tecnológico que norteou a medicina nesse período. Mas isto não é verdade!
Saiba que, os reajustes dos planos de saúde são calculados com base nos gastos que estes planos têm durante o ano, tudo regulamentado pela A.N.S. Eles são tão maiores, quanto maiores forem estes gastos! 

Como basicamente os planos de saúde trataram de desvalorizar os preços das consultas médicas para tirar o poder dos médicos, estes gastos são representados basicamente por exames e procedimentos, que são, na imensa maioria das vezes, completamente desnecessários e até mesmo prejudiciais aos seus usuários.

Exames desnecessários e mal indicados é um grande risco à sua saúde. Além disso, indicam falta de preparo, competência e comprometimento do médico que está solicitando!

Mas por que um grande risco?
Simples, alguns exames usam radiação e alguns tipos de contraste que são prejudiciais à saúde, além disso, todo exame possui taxas de falso positivo, que são totalmente aceitáveis dentro da medicina, já que nenhum exame foi criado para substituir o papel do médico! Falso positivo é uma situação onde o exame indica a existência de uma doença que na verdade não existe. Quando o médico é bom e atento, ele pode facilmente reconhecer um falso positivo, porém nos dias de hoje, os médicos não são nem uma coisa, nem outra!
Isso vem fazendo com que as pessoas tenham diagnósticos cada vez mais equivocados e tratamentos cada vez mais onerosos e completamente desnecessários!

Portanto, antes de se vangloriar e orgulhar toda vez que seu médico resolve lhe "revirar às avessas" solicitando dezenas e dezenas de exames de uma vez, saiba que você não apenas paga a conta de toda essa extravagância, como também está correndo um sério risco ao se submeter a todos esses exames!

 Quem ganha com isso é a indústria farmacêutica, os planos de saúde, as clínicas, os laboratórios e alguns médicos! Estes últimos, não ficam com o maior lucro, mas "comem pelas beiradas", como cachorros em volta de uma mesa comendo as migalhas que caem no chão! 
Você quer continuar pagando essa conta?



Dr. Renato Paula da Silva.
Médico e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com quase 15 anos de experiência na área.
Título de Especialista em Ultrassonografia Geral / Ecografia geral;
Título de Especialista em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica;

Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler Colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXCESSO DE TOMOGRAFIAS

Tomografia de abdome total é um exame necessário ou um negócio lucrativo  nas emergências dos grandes hospitais privados do Brasil? ...

MAIS VISITADAS