quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ADENITE MESENTÉRICA - A doença que inventaram para te enganar!!!

Hoje em dia, o diagnóstico de adenite mesentérica está se tornando cada vez mais comum, feito preferencialmente por meio de ultrassonografia (ecografia), tipo de exame com o qual eu lido diariamente e tenho vasta experiência! A adenite mesentérica se tornou uma doença da moda, preferida entre os pediatras que atendem nos serviços de emergência do nosso país, apesar de não poder ser considerada uma doença, já que por definição ela representa uma reação normal dos linfonodos situados na região do abdome a um processo infeccioso local (geralmente uma diarreia infecciosa)! Porém, ela tem sido tratada como doença e usada como desculpa na solicitação de exames e prescrição de medicamentos para as crianças que procuram serviços de emergência!

Assim como ficamos com gânglios doloridos no pescoço quando temos infecção de garganta e com gânglios na vigília, quando temos um ferimento na perna ou no pé, as crianças que apresentam quadros de diarreia infecciosa mais significativos tendem a apresentar linfonodos na região do abdome, mais visíveis ao exame de ecografia pelo fato de serem crianças e chamados de adenite mesentérica!

adenite mesentérica em si não representa uma doença ou um problema, já que o problema mesmo é a inflamação que está acontecendo no intestino, se ela for viral, não existe tratamento, apenas uso de analgésicos e reidratação oral. Ainda que essa inflamação seja bacteriana, antibióticos são contraindicados na grande maioria das vezes, pois podem até piorar a situação!

Por isso, é preciso cuidado! Nós médicos, às vezes, parece termos necessidade de inventar doenças para ter uma desculpa a dar para a mãe da criança ou ter desculpas para solicitar exames e prescrever tratamentos.... Não caia nessa! Não se trata adenite mesentérica, e se um médico der esse diagnóstico ao seu filho, entenda que não se trata de uma doença, mas sim, um sintoma de uma doença que ele tem e que, na maioria das vezes, será tratada apenas com analgésicos, antitérmicos e reidratação oral!

Dúvidas serão respondidas com o maior prazer, mas apenas através do meu site pessoal: www.medicinaracional.com.br - na seção: DOUTOR VERDADE - TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE MEDICINA.
Quero ressaltar que não responderei dúvidas postadas aqui no blog!

Se você gostou desse artigo, saiba que falsos diagmósticos não são os únicos problemas da medicina privada  no Brasil na atualidade e, nem de longe, são os maiores! Com o intuito de ajudar e alertar as pessoas, publiquei recentemente a segunda edição do meu livro: 

/var/folders/s3/scfsd7fd5kbcqxy3r290fkp80000gp/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/CAPA%2BFI%25CC%2581SICA.png

Se você for assinante do kindle unlimited, ele sai totalmente de graça, caso contrário, está sendo vendido pelo mesmo valor da edição antiga (R$ 24,99)! Meu objetivo não é lucrar (sobrevivo do meu salário de médico), mas sim, alertar e ajudar!

São 50 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, que certamente se interessarão e colherão bons frutos dos ensinamentos deste pequeno livro! Fique à vontade para ler e divulgar!


Segue o link para o site da amazon:


Ou, se preferir, pode copiar o colar o endereço abaixo no seu navegador:

https://www.amazon.com.br/dp/B01N3OOKEH

Um forte abraço a todos!

Renato Paula da Silva - médico especialista em ecografia / ultrassonografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXCESSO DE TOMOGRAFIAS

Tomografia de abdome total é um exame necessário ou um negócio lucrativo  nas emergências dos grandes hospitais privados do Brasil? ...

MAIS VISITADAS